Escrituração Contábil: saiba o que é e qual a sua importância

Contabilidade e gestão empresarial em um momento de crise
Contabilidade e gestão empresarial em um momento de crise
30 de março de 2020
Escrituração Contábil: saiba o que é e qual a sua importância

Fundamental para a administração de uma empresa, a escrituração contábil também conhecida como “escrituração mercantil ou comercial” e “escrituração tributária ou fiscal”, pode evitar uma série de impasses com o fisco.

Além de ser um dever estabelecido em lei, a escrituração dos livros contábeis proporciona a aplicação dos dados gerenciais para a elaboração de futuras estratégias de mercado e assistências administrativas.

Afinal, o que é escrituração contábil?

A escrituração contábil significa o apontamento de todos os procedimentos comerciais, fiscais e financeiros de uma empresa. Com a sua produção, é possível criar e verificar demonstrações contábeis, como o balanço patrimonial.

A escrituração contábil deve ser apropriadamente reproduzida em livros contábeis, subordinado a normas que constam no Código Civil, na Legislação Tributária, nas Normas Brasileiras de Contabilidade e em outras leis.

Dessa maneira, todas as organizações precisam entender a obrigação de realizar o processo de escrituração contábil com a assistência de um profissional no assunto.

Vamos enfatizar os 2 principais:

Livro Diário

Refere-se ao livro obrigatório que expõe todas as movimentações contábeis em uma companhia, definido como a base de toda escrituração contábil. Nesse livro, é divulgado tudo o que altera a situação patrimonial de uma empresa.

Livro Razão

O livro razão auxilia no controle do saldo de todas as contas patrimoniais registradas no Livro Diário de forma específica. Desse modo, esse livro trata de esclarecer todos os registros em aberto, além das contas a pagar ou a receber.

Qual a sua importância para as empresas?

A escrituração contábil possibilita que o empresário tenha em sua posse os registros de despesas, receitas e dos bens pertencentes ao empreendimento.

Dessa maneira, os administradores alcançam dados financeiros que auxiliarão a estimular a lucratividade e a rentabilidade do seu negócio.

Quais são as principais vantagens da escrituração contábil?

Aderir ao método de escrituração contábil, certamente, só traz benefícios a todas instituições. Visto que, no caso de a companhia encarar problemas financeiros, os gestores podem requerer o benefício da recuperação administrativa e judicial.

Outra garantia é o de ter resguardo em ações trabalhistas, sem falar que muitas outras regalias podem ser requeridas se todos os procedimentos da escrituração estiverem em dia.

Vale a pena contar com uma assessoria para registrar a escrituração?

Levando em consideração que a escrituração contábil pode trazer uma série de benefícios para sua empresa, vale muito a pena contratar uma assessoria.

Profissionais capacitados vão impedir que os riscos tributários debilitem as suas finanças, além de propiciar um ganho de tempo e de qualidade, alavancando a capacidade da sua equipe de funcionários.

Se você ainda não tem um bom escritório de contabilidade ao seu lado, talvez seja o momento de investir nesse serviço essencial para o seu negócio. Entre em contato agora mesmo conosco!

WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!