Erros contábeis que podem comprometer o seu negócio

5 dicas para escolher uma boa consultoria contábil
5 dicas para escolher uma boa consultoria contábil
30 de setembro de 2019
Enquadramento empresarial: entenda as diferenças entre ME e EPP
Enquadramento empresarial: entenda as diferenças entre ME e EPP
29 de novembro de 2019
Erros contábeis que podem comprometer o seu negócio

Existe uma série de erros que podem comprometer a rotina de uma empresa. Mas, quando se fala em caixa e financeiro, a atenção precisa ser redobrada. Por isso é essencial colocar a contabilidade da sua empresa como prioridade no negócio. 

Por isso, preparamos esse post com os principais erros contábeis que a sua empresa pode estar enfrentando e também a possível solução para eles. 

Falhas com os impostos 

O escritório de contabilidade precisa estar atento e com uma precisão médica para acompanhar todos os impostos. Isso, pois os cálculos de PIS, COFINS e ISS, por exemplo, costumam ser as principais pedras no caminho do empreendedor.

O programa do Simples Nacional precisa ser preenchido manualmente pelo profissional. Nesse processo, muitos erros podem ocorrer, ocasionando o pagamento de menos ou mais impostos, que vai deixar o recolhimento da empresa comprometido. 

Para evitar esse tipo de problema, inclusive no momento de emissão das declarações e guias, a dica é contar com uma contabilidade especializada, que usa a tecnologia para automatizar. 

Lançamento de valores equivocados

A entrega das demonstrações contábeis de uma empresa necessita de conhecimento e cuidado. Se os valores forem lançados de forma errada, podem refletir diretamente nos relatórios, como por exemplo a demonstração de resultado do exercícioDRE

A DRE, por exemplo, deve ser realizada junto ao balanço patrimonial e a importância desse documento vai além do cumprimento das exigências fiscais. Este relatório, se feito corretamente, é ferramenta para o empreendedor saber se seu negócio está dando lucro ou prejuízo. Por isso erros não podem ocorrer nesse processo. 

Não se atualizar sobre o segmento 

As leis mudam constantemente, e afetam diretamente na contabilidade em itens como balanços, lançamentos e, principalmente, tributos. Um grande exemplo disso são as mudanças do Simples Nacional e ESocial, que se não forem acompanhadas, geram prejuízos de multas ao seu negócio. 

Tratar a contabilidade como mera apuração de impostos 

Ainda existem empresários que tratam o trabalho do contador como apenas a conferência de impostos. Mas, é muito claro que o trabalho de um contador vai além de gerar guias e calcular impostos. 

Ao contratar um serviço de contabilidade, o empresário conta também com dicas relacionadas à saúde financeira do negócio, consultoria especializada, resolvendo suas dúvidas de forma simples e prática.

Esteja atento e elimine os erros contábeis de sua empresa 

É importante ter uma conexão direta com o escritório de contabilidade, exigindo o envio mensal dos comprovantes de atividades contábeis. O empreendedor ainda pode conferir no site da Receita Federal (com certificado digital e senha) a situação da empresa e conferir se todas as guias foram geradas. 

Se você quer a garantia de que todas as obrigações fiscais de sua empresa estão sendo feita de forma correta, fale com a Elicar Contabilidade

WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!