5 dicas para escolher uma boa consultoria contábil

5 motivos para contratar um escritório de contabilidade
5 motivos para contratar um escritório de contabilidade
27 de agosto de 2019
Erros contábeis que podem comprometer o seu negócio
Erros contábeis que podem comprometer o seu negócio
30 de outubro de 2019
5 dicas para escolher uma boa consultoria contábil

Um dos principais itens que devem ser visto por quem deseja iniciar um negócio, seja ele de que tamanho for, é garantir uma boa consultoria contábil. 

Além de ser o primeiro consultor estratégico do empresário, o escritório contábil será responsável pelas resoluções e acompanhamentos de todas as questões burocráticas da empresa. Desde a elaboração dos contratos e cálculos das obrigações trabalhistas até às melhorias nos sistemas de gestão de recursos da organização, por exemplo.

Consequentemente, o escritório de contabilidade terá impacto no crescimento dos negócios. Para te ajudar nessa escolha e mostrar que o processo é mais simples do que você imagina, trouxemos 5 dicas essenciais para a escolha de uma boa consultoria contábil. Continue lendo e garanta o sucesso da sua empresa!

1. Considere indicações de consultoria contábil 

Assim como nos demais segmentos de negócios, a indicação é uma das melhores maneiras de contratar um bom serviço. No caso de um escritório de contabilidade é essencial pesquisar na internet e, após encontrar o escritório desejado, solicitar com ela uma lista de cliente atendidos, para que sejam encontradas referências profissionais antes da formalização de uma parceria. 

Lembrando que essa escolha deve considerar o profissionalismo do local e não apenas as relações de amizade. 

2. Confirme a situação cadastral do escritório em órgãos específicos

Após encontrar seu escritório e pedir referências, é hora de checar a inscrição de seus profissionais e do próprio escritório em órgãos específicos do segmento da contabilidade. 

Não deixe de consultar o Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) para saber se o escritório é um afiliado e também o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para confirmar o registro dos responsáveis técnicos do escritório, bem como a regularidade desses profissionais perante o local. 

3. Analise os modelos de relatórios que serão enviados à empresa

O escritório de contabilidade deverá enviar todos os meses, os relatórios com informações como cobranças de tributos e folha de pagamento de funcionários. Antes de firmar parceria é essencial checar esses relatórios e entender se irão suprir as necessidades de sua organização. 

Caso encontre divergências, discuta com o contador responsável a possibilidade de adaptação dos relatórios.

4. Entenda como serão pagos os honorários e impostos

Lembre-se de que a consultoria contábil não é responsável pelo pagamento de contas e tributos. Apesar de conseguirem reduzir os impostos, o pagamento dos mesmos fica a cargo da empresa.

Ao escritório de contabilidade fica apenas a obrigação de organizar os vencimentos e encaminha-los nas datas corretas à empresa para pagamento. 

Quanto aos honorários, não existe um valor fixo a ser cobrado pelos escritórios. Tal montante depende da diversidade de serviços os quais serão oferecidos.

5. Verifique o sistema de comunicação do escritório 

Antes de fechar negócio, confira com o escritório a frequência de resposta e agilidade na resolução de problemas. Muitas vezes, alguns retornos precisam ser instantâneos e os canais de contato do contador precisam ser extremamente ágeis. 

Cheque se o escritório tem telefones ativos, e-mail, site ou outro meio de comunicação viável. Sem esquecer da confiança nos profissionais e no escritório de contabilidade, pois nessa relação serão discutidas informações confidenciais e, por isso, sentir-se confortável é imprescindível!

Você quer contratar um escritório de contabilidade, mas está em dúvida sobre como proceder? Clique aqui, fale com a Elicar Contabilidade e saiba mais sobre os nossos serviços.

WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!